Oliviero Toscani, o camaleão da publicidade (Parte 2)

sábado, 31 de agosto de 2013

No dia 25 de agosto postei sobre o fotógrafo Italiano, Oliviero Toscani. Para ler o post clique aqui. Eu citei que estava preparando, junto com o meu grupo da faculdade (Mariana Kateivas, Andreia Melero e Victor Simião), uma releitura sobre uma das campanhas que ele produziu. Depois de pesquisar sobre a obra e vida deste tão renomado fotógrafo, chegamos num resultado. Toscani é muito claro e objetivo em suas campanhas. Com ele não tem meio termo e nem rodeios, boa parte de suas fotografias são feitas no fundo branco/infinito, luz bem direcionada e muita, muita polêmica. Nós, do grupo, escolhemos uma campanha realizada para a Ra-Re e fizemos a releitura com base nesta foto.
Foto: Oliviero Toscani/Publicidade Ra-Re

Tá aí o resultado. A foto não precisa de descrição. O nosso objetivo é levar as pessoas realmente à reflexão.





 Foto: Priscila Stadler
  Produção: Mariana Kateivas
Agradecimentos: Thiago Bulhões e Guilherme Moraes.

Jornal Matéria Prima

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bom, como eu comentei ali na primeira postagem do blog, eu curso o segundo ano de Jornalismo. E como disciplina prática, nós escrevemos para um jornal eletrônico que chama Jornal Matéria Prima. Cada semana é uma editoria diferente e uma delas é "Bairro", ou seja, o grupo escolhe determinado bairro da cidade e nós temos que produzir a matéria. Nesta última edição eu fui conhecer o Jardim Colina Verde aqui em Maringá, e conversei com alguns moradores que reclamaram de outra situação. A construção do Contorno Norte. Eu explico certinho na matéria. Para ler o texto Clique Aqui .

Parabéns verdão..

segunda-feira, 26 de agosto de 2013


Peço licença a você, leitor, mas eu como torcedora, não poderia deixar de escrever em uma data comemorativa como hoje. Há 99 anos nascia o Palestra Itália. A caminhada até aqui claro que não foi fácil, mas rendeu momentos inesquecíveis.Sabe aquela passagem bíblica que diz: "Nem só de pão viverá o homem"... pois é, com o Palmeiras vejo da mesma forma, "nem só de títulos viverá o time". Não importa se ganhou, perdeu, se está em primeiro ou em último colocado. O que importa, emoção que sentimos ao assistir um jogo; a adrenalina de reunir a galera e torcer pelos mesmos objetivos. Como não poderia ficar de fora de homenageá-lo, separei comentários de alguns membros da família alviverde:

"Bom, o Palmeiras apesar dos pesares é motivo de alegria sim... Lembro de quando comemoramos a Vitória sobre o coxa na copa do Brasil, a sensação foi indescritível, e a felicidade de ver o verdão ganhar e poder comemorar com os amigos foi enorme. Parabéns Palmeiras, a gente ainda vibra com você!" (Joyce Adeline)

"Você é sem dúvidas, Palmeiras, um dos maiores amores da minha vida. O grande causar da maioria dos melhores e mais felizes momentos que eu já vivi! Posso não ter sido introduzida a você nos meus primeiros anos de existência, mas sangue verde corre em minhas veias e o nosso encontro já estava marcado. Toda homenagem é pouca, porem merecida. Toda palavra é superficial, porem sincera. Todo dia é seu, mas hoje é especial." (Tainara Maciel)

"Palmeiras? Não é apenas um time, muito menos um monte de torcedores suados pulando feito loucos nas arquibancadas, e vai muito além de "pessoinhas" com um uniforme verde correndo atrás de uma bola. Palmeiras é tradição, é história. Foram 99 anos de famílias se unindo para para ver a bola rolando; de pais ouvindo pela primeira vez o pequeno filho falar "goooool do verdão"; de mulheres que mostraram que elas também podem torcer e serem fanáticas; da felicidade de descobrir que o seu melhor amigo de escola torce para o mesmo time que você[...] S.E.P. carrega em si uma porção de significados, praticamente impossível de contar. Cada pessoa carrega um significado, para mim, tudo se resume em: família." ( Amanda Luiza Rosa)


"É difícil achar palavras que consigam demonstrar o que o.Palmeiras significa em minha vida, mas quem é palmeirense sabe a importância e a emoção que é ser palestrino, tenho muito orgulho de ter escolhido o palmeiras pra fazer parte da minha história, ele está presente em.todos os dias. Sempre vou amar e acreditar no nosso glorioso alviverde imponente." (Juliane Satim)

"A paixão pelo Palmeiras te domina. O fato de ve-lo jogar é o que importa. Comemorar o aniversário de 99 anos em uma segunda seria coincidência, seria, pois não somos de segunda, somos um time gigante, uma história que temos orgulho de contar. Aqueles que torcem por torcer, que viram casacas, esse jamais vai compreender minhas palavras, nunca vai entender o que é chorar de alegria após dizer que "é impossível". O palmeirense reclama mesmo no título, é muito amor, muita paixão, é Palmeiras. Somos todos iguais, o verde que te quero verde nos torna uma família. Obrigado Palmeiras pelos meus 28 anos de amor a ti. Obrigado pelos 99 anos de história para o futebol mundial. Sim, você, meu querido e amado Palestra Itália, o maior campeão nacional e o primeiro campeão mundial. Isso é amor, é Palmeiras. Isso basta."(Anderson Bruneli)


Parabéns Palmeiras! Aguardamos ansiosamente pelo centenário!  <3

Oliviero Toscani, o camaleão da publicidade

domingo, 25 de agosto de 2013

Apesar de gostar bastante,a fotografia está presente na minha vida apenas como um hooby. Não gosto muito de fotos em estúdio, planejadas. Gosto mais do espontâneo, de fotografar pessoas na rua, congelar expressões. Sempre que posso busco aprender técnicas novas, conhecer fotógrafos diferentes e me "antenar" nesse mundo. Estava pesquisando sobre a vida de alguns fotógrafos para um trabalho da faculdade, e encontrei  o italiano Oliviero Toscani. Ele nasceu em Milão no ano de 1942, e é filho de Fedele Toscani, o primeiro fotojornalista do jornal Corriere della Sera (um jornal diário italiano, impresso em Milão, pertencente ao grupo RCS Mediagroup. Fundado em 1876 pelo jornalista Eugenio Torelli Viollier).
Oliviero Toscani 


Oliviero é conhecido por criar campanhas para muitas marcas de renome mundial como a Valentino, a Chanel, ou a Benetton. A maioria de suas campanhas é institucional, propagandas de marca e não de produto, normalmente composta apenas por uma fotografia polêmica e o logo da companhia. Alguns blogs caracterizam Toscani como "O camaleão da publicidade", que veio se adaptando de geração em geração, criando e gerando polêmica em todos os seus trabalhos.

Toscani é considerado polêmico porque ele retrata em suas fotos formas variadas de preconceito. Uma de suas campanhas mais famosas inclui a do rapaz chorando na cama morrendo por conta de AIDS e os familiares ao redor.


Outra campanha que me chamou muito a atenção foi essa. Ele retrata que não adianta queremos ser melhores que os outros, não adianta nos gabarmos por características externas. Um dia o o coração de todos nós vai parar de bater. O órgão é o mesmo, não importa se a pessoa é branca, negra, amarela ou parda. Oliviero mostra em suas campanhas temas como,  homossexualidade, racismo, anorexia. Ele mostra que o preconceito é uma farsa, não adianta tentar rebaixar o próximo, porque o "fim" será o mesmo para todos. 

Vou deixar para vocês alguns dos trabalhos do italiano Oliviero Toscani.... 




Diversão é criatividade

sábado, 24 de agosto de 2013

Foto: Priscila Stadler 
Hoje ao voltar da TV me deparei com a situação ao lado, na foto. O caminhão de coleta de lixo estava, provavelmente, voltando para o estacionamento e o expediente já havia acabado. Repara bem na parte de cima... Sim, é uma revista feminina. A qualidade do celular não está lá aquelas coisas mas dá para identificá-la.
Percebemos pela própria foto que, para os "garis", tal distração torna o dia muito mais interessante.

O prazer é todo seu..

Este é o primeiro de muitos posts que pretendo escrever neste espaço. Quem sou eu? Bom,  Sou maringaense, tenho 19 anos e curso o segundo ano de Jornalismo. Atualmente trabalho na TV UniCesumar, que é parceira do Canal Futura.  Escrever sempre foi um hobby, transmitir para o papel, o que talvez não consigo expressar falando, sempre foi um refúgio. Já escrevi para outros blogs, mas nunca tive a coragem de ter um para chamar de "meu". Se vai dar certo ou não, estou aqui para tentar.






Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!