Apesar de gostar bastante,a fotografia está presente na minha vida apenas como um hooby. Não gosto muito de fotos em estúdio, planejadas. Gosto mais do espontâneo, de fotografar pessoas na rua, congelar expressões. Sempre que posso busco aprender técnicas novas, conhecer fotógrafos diferentes e me "antenar" nesse mundo. Estava pesquisando sobre a vida de alguns fotógrafos para um trabalho da faculdade, e encontrei o italiano Oliviero Toscani. Ele nasceu em Milão no ano de 1942, e é filho de Fedele Toscani, o primeiro fotojornalista do jornal Corriere della Sera (um jornal diário italiano, impresso em Milão, pertencente ao grupo RCS Mediagroup. Fundado em 1876 pelo jornalista Eugenio Torelli Viollier).
 |
| Oliviero Toscani |
Oliviero é conhecido por criar campanhas para muitas marcas de renome mundial como a Valentino, a Chanel, ou a Benetton. A maioria de suas campanhas é institucional, propagandas de marca e não de produto, normalmente composta apenas por uma fotografia polêmica e o logo da companhia. Alguns blogs caracterizam Toscani como "O camaleão da publicidade", que veio se adaptando de geração em geração, criando e gerando polêmica em todos os seus trabalhos.
Toscani é considerado polêmico porque ele retrata em suas fotos formas variadas de preconceito. Uma de suas campanhas mais famosas inclui a do rapaz chorando na cama morrendo por conta de AIDS e os familiares ao redor.

Outra campanha que me chamou muito a atenção foi essa. Ele retrata que não adianta queremos ser melhores que os outros, não adianta nos gabarmos por características externas. Um dia o o coração de todos nós vai parar de bater. O órgão é o mesmo, não importa se a pessoa é branca, negra, amarela ou parda. Oliviero mostra em suas campanhas temas como, homossexualidade, racismo, anorexia. Ele mostra que o preconceito é uma farsa, não adianta tentar rebaixar o próximo, porque o "fim" será o mesmo para todos.
Vou deixar para vocês alguns dos trabalhos do italiano Oliviero Toscani....